O que a Papisa e a Rainha de Copas têm em comum?
Labels:
A Papisa,
A Sacerdotisa,
Arcanos Maiores,
Arcanos Menores,
Naipe de Copas,
Queen of Cups,
rainha de copas,
Rainha Elizabeth 2,
Rainha Elizabeth II,
tarô,
tarot,
the crown,
the hight prestess
Amor, poder, ambição, sabedoria, estratégia, liberdade. Dentre as várias semelhanças entre uma Papisa e uma Rainha de Copas, a que mais se evidencia é que ambas são damas do amor. Você imagina o motivo?
Papisa, dama do amor? Opa... espere aí! A Papisa é uma figura casta, recatada, como cabe a uma figura de autoridade, não? Mas... estanho, não existem papisas, apenas papas. Ou não?
Sim, já houve uma papisa. Dizem alguns historiadores que teria ela ocupado a cadeira de São Pedro sob o falso nome de João VII e que guarda uma história dramática. A papisa teria sido uma mulher extremamente culta e que se fez passar por homem para escapar à proibição de estudar, imposta às mulheres. Impressionando os doutores da Igreja com sua sabedoria, teria chegado ao papado após a morte do Papa Leão IV. Porém, teria ela ficado grávida de um dos seus familiares e escondido a gravidez sob seu largo manto. E acabou dando à luz em plena rua, durante uma procissão. Delatada a farsa, a multidão, enfurecida por crer que o "santo trono" havia sido profanado por uma mulher, teria matado seu filho e amarrado Joana/João em um cavalo, apedrejando-a até a morte. Sim, a papisa ousa ter sexualidade. Ousa ser livre e ocupar o 'lugar de um homem'. Nada há de recato nem de passividade nesta nossa dama, portanto.
Agora, à nossa Rainha de Copas. Outra mulher terrível! Tão poderosa, tão dona de si e do seu poder de sedução, que onde passa, causa problemas. Não apenas pela sua imponência. Mas pela sua liberdade e pelo desafio que representa aos homens.
Lembra da Rainha de Copas da Alice? |
Mas ela é fiel apenas a si mesma e à sua necessidade de liberdade. Ela tem planos mais ambiciosos que ser "dona de casa".
Eis o que nossas "damas do amor" têm em comum: ambas são o retrato da "outra".
As 'outras'
Eis o que nossas "damas do amor" têm em comum: ambas são o retrato da "outra".
Papisas de Rainhas de Copas: as 'outras' no tarot |
A outra ou a amante é a poderosa mulher dona do seu destino e que representa, para homens e mulheres, amor e ódio.
Ela é a prostituta e a rainha da sociedade, desejada pelo seu status e desprezada pela sua liberdade sem limites. A mulher sedutora e inatingível pela sua inteligência, poder e liberdade. A que destrói lares, corrompe o/a parceiro/a, conquista o que quer usando da sua maior arma: a ambição.
Damas de Copas são as mulheres idealizadas e sedutoras com as quais os homens se casam mas que, ao terem filhos, se transformam em Papisas. "Morrem" para estes ao dar à luz e revelar, para o horror masculino, a santidade materna que os leva a se afastar, tal o conflito deles com a própria mãe, que não pode ser desejada.
Mulheres dúbias - eis por que vieram as duas. Putas e Santas. Sempre separadas. Porque, juntas, abalariam toda uma gama de preceitos firmados por séculos por uma sociedade machista que, por mais paradoxal que seja, prefere uma outra fora de casa a ver a sua "outra face", inteira, em pé de igualdade dentro dela.
Série The Crown sobre a Rainha Elizabeth II,
exemplo da síntese dos Arcanos Papisa + Rainha de Copas
"A Papisa Joana", filme que toda mulher deveria conhecer
Que top!
ResponderExcluirFico feliz que vc tenha curtido. Obrigada ;)
Excluir